sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Primeiro domingo de agosto, vocação ao Ministério Ordenado

Neste primeiro domingo de Agosto (3), mês dedicado às vocações, a Igreja nos convida a celebrar a vocação ao ministério ordenado. Queremos lembrar dos nossos irmãos que doam suas vidas no serviço à Igreja como diáconos, padres e bispos.

Ser um ministro ordenado não significa tornar-se maior, mais importante ou mais digno que os demais. Ministério é serviço. Por isso o ministro ordenado é aquele que exerce uma função de liderança na comunidade eclesial, mas não de acordo com os esquemas de poder, mas como serviço.

Rezemos por todos os ministros ordenados, diáconos, padres e bispos, para que o Senhor os fortaleça e os ilumine na tarefa de conduzir o Povo de Deus. Peçamos também ao Senhor da messe que envie a sua Igreja santas e perseverantes vocações, comprometidas com o Reino de Deus e com o bem do Povo de Deus!


ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES 
(Papa Bento XVI)
Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.

Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiães da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo.

Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão.

Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério presbiteral e à vida consagrada.

 Ajudai os Bispos, os presbíteros, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho.