terça-feira, 25 de agosto de 2015

"Vocação: um chamado para servir. Arrisque-se! Faça a diferença"

Queridos irmãos e irmãs! Queridos vocacionados!
               No último domingo, 23 de agosto, encerramos na Basílica de Aparecida/ SP, a 46° Semana Vocacional com o tema: “Vocação: um chamado para servir” acompanhado do seguinte lema: “Arrisque-se! Faça a diferença.”
              
Todo ser humano carrega consigo tantas perguntas, particularmente no período da adolescência e depois durante a juventude, em busca de algo que possa satisfazer seus desejos e vontades mais profundas. Hoje, com as
ciências da antropologia, sabemos como as perguntas são valiosas e indispensáveis para o próprio amadurecimento e, consequentemente, através da vivência cotidiana, descobrir o caminho e a missão que nos aguarda. Uma pergunta, entre tantas que cala fundo em nós é essa: qual o sentido que quero dar à minha vida? Onde, quando e como concretizar este sentido para a vida? A resposta surge no coração de cada um na medida em que vai alargando os horizontes na busca de valores, experiências, disposição para servir e estar com os outros, nos estudos e reflexões pessoais, nos momentos de oração e intimidade com Deus e na vivência diária de sua Palavra. Naturalmente, existem tantos outros meios com os quais nos deparamos na medida em que vamos avançando caminho adentro, avançando para águas mais profundas.
               Muitas vezes somos tentados a confiar somente em nossas próprias forças e em nossas próprias ideias. Contudo, faz-se necessário abandonar as ideias e as próprias forças para deixar-se conduzir e ser modelado por Ele, Jesus. Moisés, Jeremias e tantos outros também vacilaram, tiveram medo de encarar e de arriscar-se. No entanto, seja no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, a reposta de Deus é sempre a mesma: “Não tenhais medo”! Em outras palavras: confia, arrisque-se, vai em frente, coragem e faça a diferença. Em um determinado lugar do Evangelho Jesus assim diz: “Não fostes vós que me escolhestes... Fui Eu que vos escolhi para irdes produzir fruto e vosso fruto permaneça”.
               Querido jovem! Não tenha medo. Venha também fazer parte na missão de servir e evangelizar. Deus conta com você! Os desafios fazem parte do caminho e são inerentes à missão. Porém nunca se esqueça: “Deus é amor” e caminha sempre ao lado de cada um de nós... São Paulo, o grande apóstolo e discípulo missionário, em um certo momento da vida, fortemente tentado na própria carne, o que ele chamou de “espinho na carne”, pede a Deus que afaste dele tal espinho. Qual foi a resposta que recebeu? “Basta-te a minha graça”!
               Sirvo-me deste momento para agradecer a Deus pelo dom da vocação concedido a todos nós, particularmente a vocação do meu irmão e colega, Anderson que no dia 23 deste mês emitiu os seus votos perpétuos em nossa Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, consagrando-se totalmente a Deus e ao seu Reino através do serviço a Cristo Sacerdote nos sacerdotes. Parabéns meu irmão! Rezemos pela sua perseverança! 

Pe. Sebastião César Moreira, ocs

Nenhum comentário:

Postar um comentário