segunda-feira, 14 de março de 2016

Fundação da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote

FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DOS OBLATOS DE CRISTO SACERDOTE
Pe. Junuário Baleeiro

No mês de fevereiro de 1955 chegaram os onze candidatos para o início do noviciado, na Cidade de Lagoa Santa/MG. Esta Congregação foi fundada pelo Pe. Januário Baleeiro de Jesus e Silva, que nasceu em São José do Uará/AM. Pe. Baleeiro foi aspirante salesiano em Jaboatão/PE, doutorou-se em filosofia em Roma e fez teologia em Belém do Pará, sendo Ordenado na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, pelo então Arcebispo Metropolitano, Dom Mário de Miranda Vilas Boas.


A Congregação foi fundada no dia 25 de março de 1955, com a recepção do hábito talar na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, durante a Santa Missa, que foi presidida por Mons. José Augusto Dias Bicalho, vigário geral da Arquidiocese, representando o Arcebispo de Belo Horizonte que,
por motivo de saúde, não pode estar presente. Foram 11 candidatos, sendo que dois deles pela graça de Deus e proteção de Nossa Senhora das Vitórias, permanecem na Congregação; são eles; o Pe. José Mariano, OCS e Pe. Crisanto Soares de Souza,OCS.

No dia da nossa vestição o nosso Fundador ouviu do Pároco da cidade esta frase: este padre veio do Norte para enganar estes jovens: Isto é um fogo de palha, dentro de três meses não terá mais nada. E o nosso Fundador disse que sentiu como uma voz que sussurrou em seus ouvidos: “Coragem”, esta Congregação não é sua, mas é minha, levarei avante a obra que iniciaste.

O Carisma de nossa Congregação é servir a Cristo Sacerdote nos seus sacerdotes e bispos diocesanos, seja na dimensão pastoral como também na assistência àqueles que devido ao peso da idade ou da enfermidade necessitam de auxílio. O Oblato de Cristo Sacerdote é como um Simão Cireneu, ajudando Cristo a levar a cruz na pessoa dos sacerdotes e bispos diocesanos.

Desde a sua fundação a Casa Geral da Congregação passou por muitos lugares. Atualmente temos a nossa residência principal, no Estado de São Paulo, Arquidiocese de Aparecida. Mosteiro da Sagrada Face, Estrada dos Oblatos, Km 1 – Roseira/SP.

Contamos com as orações de todos, pedindo ao Senhor da Messe que suscite muitas e Santas vocações para nós e para todo o Brasil.

Pe. Crisanto Soares, ocs

Nenhum comentário:

Postar um comentário